Você sabia que, dependendo do lugar em que vivemos, a cultura pode influenciar até nos significados das cores? Não vem achando que preto só pode significar luto, não. Lá no Egito, a galera usa para celebrar o renascimento. Não é aquele que você estudou lá nas aulas de História, hein. Abre essa mente eurocêntrica pras cores que o mundo tem e se deixe colorir!
Se, assim como eu, você teve sua vida banhada a culturas dominantes (Estados Unidos e Europa, claro), certamente, já ouviu dizer que rosa é cor de menina. Mas, agora, você vai poder rebater essa fala, dizendo que nem sempre foi assim, que, mais uma vez, as culturas (talvez, não as nossas, mas aquelas de que falei ali em cima) influenciaram. Antigamente, durante a idade média, o rosa, por ser uma variação do vermelho (que representa poder), era considerado uma cor ligada aos homens. Hoje, no Japão, que não segue essa linha eurocêntrica, as coisas continuam desse jeito, com o rosa sendo sinal de masculinidade e, na índia, ela nada mais quer dizer do que boas-vindas.

Ficou surpres@, né?E por que não falarmos do azul? Outra cor polêmica que, de acordo com alguns, só meninos podem usar. Chato, né? Pois é. Assim como no caso do rosa, o direcionamento do azul mudou de uns tempos pra cá. Antes, por conta da cor do véu da Virgem Maria, era aquela cor santa, pura, destinada às mulheres. Isso tudo lá na Europa, claro. Hoje em dia, é a cor preferida da maior parte da população mundial (e não sou eu que estou dizendo isso rs, clica aqui pra ver ). Por ter muitas variações, essa cor também permite diversas interpretações pelo mundo, como na China, onde significa imortalidade e na Ucrânia, com a boa saúde.
Quanta coisa, né? Poderia ficar mais alguns parágrafos escrevendo sobre cada cor em cada cultura, mas vou deixar que a sua curiosidade te leve a procurar. Espero que, agora, você fique mais atent@ às cores que estão a sua volta e perceba as sensações que elas te passam nos filmes, nas séries, nas capas dos discos do seu artista favorito! E, por favor, quando estiver passeando pelo shopping, fuja daquela rede de fast food que tem um M amarelo num fundo vermelho, essas cores chamam a sua atenção e estimulam sua fome. Te salvei, né? No nosso próximo encontro, eu cobro. Até lá!

0 comentários: